Caderno da Noiva | PAP

Por Renata Souza
Oi gente! Tudo bom?!
Enfim, eu fiz meu Caderno da Noiva! Ai ai (suspiros)...Ficou a minha cara e a cara do Nosso Casamento Vintage...Amei! :)

Utilizei as cores que o André e eu já tinhamos definido para os detalhes e decoração...Azul e Branco! E como vamos fazer tudo no estilo Vintage, usei também tecidos fofos, algumas rendinhas, ou melhor,  bordado-inglês...

Sempre achei importante anotar coisas, e como estou nos preparativos para Casamento, previsto para o final de 2014, logo pensei num caderninho para fazer as anotações...Melhor não confiar muito no meu computador, já que ele já deu problema algumas vezes...e me deixou na mão!


Que tal fazer seu Caderno da Noiva também?! Abaixo, fiz um Passo a Passo (PAP), bem explicadinho pra você se inspirar e também fazer o seu!
Vamos aprender?! Vem comigo...

Compre um Caderno simples de Capa Dura, de preferência de Brochura. Utilizei este, que tem o Formato: 140mm x 20mm, com 96 folhas - Paguei só R$ 4,90, e as folhas são decoradas...hehe

Separe os seguintes materiais:
1 retângulo de Jeans com a medida de 34cm x 24cm.
1 retângulo de Tecido (à sua escolha) com medida de 34cm x 24cm.
1 retângulo de Manta Acrílica (espessura à sua escolha) com medida de 36cm x 26cm.

2 retângulos de Jeans com medida de 24cm x 12cm.
2 retângulos de Tecido (à sua escolha) com medida de 24cm x 12cm.

Aviamentos diversos com medida suficiente para fazer seu caderno. No meu caso utilizei pedaços de bordado inglês diferentes, passa-fita, e fita de cetim.
Dica: Você pode se utilizar de rendas, sianinhas e até pedrarias, fica a seu gosto e imaginação.

E acessórios de Costura, como linhas, tesouras, alfinetes, e nossa máquina de costura, pode ser simples mesmo.

Vamos preparar nosso local de arteirices...hehe...Limpe sua mesa, para manter seu trabalho impecável e limpinho, separe os materiais que vai precisar...Tudo pronto?! Agora é iniciar...Bora?! ;)

PAP Caderno da Noiva em Tecido

Monte um sanduíche com os retângulos maiores de Jeans, Manta Acrílica e Tecido. Assim óh:
Dica: Você pode usar Algodão Crú, no lugar do Jeans se preferir!

Com ferro de passar (quente, claro...rsrs) passe o sanduíche, pressionando para achatar a manta, assim fica mais fácil para costurar. Alfinete em seguida, unindo as pontas, para ficar certinho, e segurar as partes.
Dica: É importante que sobre a Manta Acrílica para os lados, depois será cortado...Você vai entender melhor mais pra frente do nosso PAP.

Agora, vamos fazer a costurinha, como gomos, para dar uma fofura na nossa capa. Você pode usar o ponto zig-zag da sua máquina. Eu vou fazer o ponto reto mesmo. Pra quem tem máquina que faz bordados ou quilt, fica maravilhoso!
O meu ficou assim! Reto e simples! :)

Sobrou Manta Acrílica?! Agora vamos acertar, recortando toda a sobra, para começar a dar um melhor acabamento na nossa peça!

Chegou a hora de brincar com a imaginação! Nesta parte vamos enfeitar nossa peça, usando os aviamentos que temos à mão. No meu caso, vou usar esses pedaços de Bordado Inglês que ganhei e estavam sem uso...(Ainda bem que não joguei fora! hehe) Se reparar, estão até amarelados pelo tempo, que vai deixar meu caderno com aquele ar, ainda mais antigo, Vintage mesmo! (Dei até um sorrisão agora! rsrs) 
Vou costurar um bordado inglês por cima do outro, formando babadinhos, e finalizar com o passa fita.
Começando pelo lado direito da minha peça aberta, com o tecido pra cima, e o jeans pra baixo, que é o forro.
 Monte o projeto sem costurar, contando um dedo, ou 1,5cm da ponta.
Costure um a um
Finalize com o passa fita.

Fiz este Camafeu de Tecido e com tinta de tecido, pintei as iniciais do nosso nome, André e Renata. Ficou mimoso né?!

Corte os excessos de tecido que sobrou, deixando a peça alinhada. Para a medida do meu caderno, tive que medir novamente, e ficou com a medida aberta de 32cm x 23cm. Procure fazer os seus ajustes se assim for necessário.


Agora, vamos para a parte interna da nossa capa, que será o encaixe da capa dura do caderno.
Assim como na parte frontal, vamos fazer um sanduíche, mas somente com o tecido e o jeans. Vamos fazer 2 peças dessas.
Dica: Se quiser, você pode colocar também a Manta Acrílica, vai ficar um pouco mais durinha, mas dá certo também. E no lugar do jeans, pode usar Algodão Crú.

Depois de unir as partes, vamos fazer as mesmas costurinhas anteriores, vou usar novamente o ponto reto, e depois de costurado, recorte as sobras de tecido, se houver.

Fiz também um bolsinho interno nas duas partes, e utilizei viés do mesmo tecido, para fazer o acabamento da peça.

Vamos agora, unir a frente, e as abas que fizemos, desta forma, e vamos alfinetar para segurar. Passei uma costura com ponto reto, bem na beirada, somente para segurar as partes. "Cuidado para não fechar a parte onde vai entrar a capa do caderno, viu?!"

Recorte toda a sobra de tecido, e coloque o viés em toda a volta para dar o acabamento final. Viu, como é importante que sobre mesmo um pouco mais de tecido, pra ir ajeitando, e ficar com acabamento perfeito. ;)
Acabamento sem viés
Acabamento com viés

Ebaaa...assim acabamos Nossa Capa! Olha só como ficou a frente e o verso!

Agora é só finalizar, colocando nosso caderno dentro da capa, e está pronto o Caderno da Noiva!

Charmoso né?! (Suspiros...muitos suspiros!...hehe) Assim que o André, vier, vou mostrar de pertinho pra ele! Será que ele vai gostar?!
Lembrando que utilizei as cores Azul e Branco, mas você pode fazer do seu jeito, com sua escolha pessoal de tecidinho, e detalhes.
Eu ainda vou dividir meu caderno em Categorias, como Lista de Convidados, Orçamentos, Pagamentos, Enxoval, e por aí vai...
Mais fotos pra vocês!



Dicas Importantes!
...Como a Capa é de Tecido e Removível, você pode lavar e utilizar novamente! Legal, né?! Mas lave a mão com cuidado!
...Não confie no seu computador! Pois ele pode pifar e te deixar na mão! "Deus qui mi livri!" rsrs...O melhor mesmo ainda é anotar no papel. Então por que não ter um caderninho!
...Use também o Caderno da Noiva, como um diário! Imagine deixar anotações tão lindas e inspiradoras para as geraçãos futuras. É realmente muito legal! Um mimo eterno!

Bom...Agora que meu Caderno está prontinho, vou até ali começar a anotar minhas coisinhas!...hehehe

Beijos...
...e inté o próximo Post!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários :

  1. luallessi disse... :

    Seu caderno ficou um charme... eu já fiz alguns, única coisa que até agora me deixou triste é que a qualidade dos cadernos por dentro são tão grosseiras, quer dizer, eu pelo menos ainda não encontrei um caderno com linhas menores ou pelo menos sem aquele ar de 'caderno de escola'.

    Tirando isso é um trabalho que fica super lindo e serve pra várias ocasiões,até pra ter em casa pra fazer anotações, anotar receitas...

  1. Renata Artes disse... :

    Luallessi...

    Realmente, é difícil encontrar cadernos com folhas mais delicadas! Oque a gente encontra é alguns cadernos com folhas decoradas, tipo, aquelas folhas de fichário, mas geralmente são caras...E eu, amo o BBB...Bom, Bonito e Barato!...rsrs...Esse caderno que comprei, foi oque achei de mais delicado e em conta, por que os outros modelos, não dava, eram muito ruins mesmo!

    O legal é isso, utilizar no que quiser...Gostei da sua idéia de anotar as receitinhas...Imagina, com tecido de Cupcakes?! Deve ficar lindo!

    Obrigada pela visita, e pelo comentário!
    Beijos...


  1. Cristi@ne disse... :

    Amigaa.., que estilo? amei esse caderninho, já sabia que eras menina prendada e agora, mais ainda heim? pensando em ser a Sra André...rsrs Lindo o blog, tudo por aqui, parabéns!!!

  1. Renata disse... :

    Adorei ! Vou tentar fazer :)

Postar um comentário

Gostou do Nosso Post?
Então deixe seu comentário!
;)